politica
Ética cristã são os princípios estabelecidos e considerados pela Igreja Católica, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida.
O cristianismo não e uma filosofia ,mas uma religião (isto e,antes de tudo ,uma fe e um dogma). cristianismo reflete as condições necessárias para que as pessoas possam viver em consonância umas com as outras – em uma sociedade devota e feliz. Aliás, essa felicidade – primeiro principio da ética, pois aqui se fala na felicidade não do ser individual, mas no ser em comunidade, pois assim prega o cristianismo
Este processo transparece especialmente na ética de santo agostinho (354-430) e de santo tomas de Aquino (1226-1724)
Santo Agostinho se afasta do pensamento maniqueísta através do contato com o pensamento platônico e sua conversão ao cristianismo. Agostinho percebe que o verdadeiro caminho para a felicidade esta em amar a Deus e seguir os passos deixados por Jesus Cristo.
Para o teólogo cristão, é infeliz o homem que conhece as coisas, mas desconhece o pai criador das coisas, pois assim sendo ele na verdade nada conhece. Podemos perceber em Agostinho, que a Ética como ciência dos atos morais mostra-se ligada ao pensamento cristão.
S. Tomás de Aquino separou a teologia da filosofia através do seu sistema tomista. A teologia de Aquino é bastante complexa e por isso seria fastidioso inclui-la num postal generalista. Na sua ética, S. Tomás de Aquino parte do princípio da existência de Deus, porque nenhuma ética é possível sem uma metafísica qualquer; aliás, este é o grande problema ético dos ateístas, e a necessidade da transformação do ateísmo em naturalismo reflecte a necessidade ética de uma “metafísica”, o que na prática significa “religião”.
S. Tomás de Aquino parte da lógica sustentada da liberdade do ser humano ― o livre arbítrio ― o que para mim é ideia agradável. O ser humano é livre; Deus não lhe tolheu a