Metodologia da Pesquisa
O Conhecimento científico é claro, preciso e real, seus problemas são distintos, mas seus resultados são claros. Faz uso de fatos e os respeita até certo ponto, mas em determinado momento acabam retornando a eles. É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Pode-se dizer que o conhecimento científico é racional, é objetivo, atém-se aos fatos, necessita de exatidão e clareza.
Enquanto isso o método científico é um conjunto de regras utilizado no desenvolvimento de uma experiência, com intuito de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, faz uso da lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos.
Concluindo, todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, porém, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991
2. Escolha três das doutrinas ou movimentos filosóficos para descrever sobre os mesmos.
Ceticismo – O ceticismo é uma doutrina filosófica criada por Pirro de Élis, na Grécia antiga, que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade, sendo assim céticos assumem uma postura neutra, afim de não fazer quaisquer julgamento. (1)
Estruturalismo – Foi um movimento filosófico intelectual que surgiu na França em meados da década de 1950. Reuniu pensadores de diversas áreas das ciências humanas. O estruturalismo é um método de análise que consiste na explicação da realidade, descartando os fatos