politica
Quem são as Musas? Nove filhas nascidas do grande Zeus:
Glória, Alegria, Festa, Dançarina,
Alegra-coro, Amorosa, Hinária, Celeste e Belavoz, que dentre todas vem à frente.
Hesíodo. Teogonia. (75-79). As musas cantavam o presente, o passado e o futuro, este dom era dado a elas através de sua mãe Memória (Mnemosýne). Elas ensinaram a Hesíodo um belo canto quando ele pastoreava ovelhas ao pé do Hélicon divino e a ele inspiraram um canto divino para que ele soubesse o futuro e o passado.
“Assim falaram as virgens do grande Zeus verídicas, por certo deram- me um ramo, a um loureiro viçoso colhendo-o admirável, e inspiraram-me um canto divino para que eu glorie o futuro e o passado.” (30-32). Hesíodo foi o primeiro aedo (poeta popular) a citar o nome das nove musas em seus poemas, antes em Homero eram mencionadas apenas algumas vezes uma musa ou algumas musas, mais sem dar nomes às mesmas. Vemos que Hesíodo escreve o poema Teogonia sobre inspiração das musas, dai podemos tirar a grande importância que as musas exercem sobre essa obra. Ao iniciar a mesma obra invocando as musas Hesíodo se diferencia de Homero, essa diferença está na relação direta e privilegiada que Hesíodo estabelece com as musas, pois o poeta se torna uma espécie de porta voz da divindade. Essas musas ao se apresentar ao poeta o habilitam como portador de seus discursos, para serem repassados aos demais. Outro ponto que podemos destacar que essa relação que as mesmas têm com Hesíodo, dá a ele o direito de trazer em seus poemas o critério de verdade, já que tem o aval dado pelas musas.
"Pastores agrestes, vis infâmias e ventres só,
Sabemos muitas mentiras dizer símeis aos fatos
E sabemos, quando queremos, verdades proclamar” (26-28). A citação acima vem reforçar a relação e inspiração que Hesíodo teria com as musas, devidamente habilitado por elas o poeta tem