Politica
LIBERALISMO
Camila Vieira Cabral Martins
Belo Horizonte 2010
01) “Os principados são ou hereditários, quando a estirpe do seu senhor desde longo tempo os rege, ou novos. Estes, ou são totalmente novos, como foi o de Milão para Francisco Sforza, ou são como membros acrescidos ao estado hereditário do príncipe que os adquire, como é o reino de Nápoles para o rei da Espanha.”(Maquiavel,Cap.III) Os principiados surgem na função de estabelecer normas na sociedade, em beneficio de todos;cabe ao príncipe conhecer bem o seu povo para adotar o método melhor aplicável, podem ser adquirido por hereditariedade, conquista, eclesiásticos, por crimes e por agrado civil .
02) “Os homens hesitam menos em ofender aos que se fazem amar do que aos que se fazem temer, porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação, o qual, devido a serem os homens pérfidos é rompido sempre que lhes aprouver, ao passo que o temor que se infunde é alimentado pelo receio de castigo, que é um sentimento que não se abandona nunca. Deve portanto o príncipe fazer-se temer de maneira que, se não se fizer amado, pelo menos evite o ódio". (MAQUIAVEL. 1996)
Segundo Maquiavel o príncipe virtuoso deve conhecer bem o seu povo para saber qual método é melhor aplicado em prol de maior beneficio de ser seu povo. A imagem do príncipe amado pode não surtir tal efeito no cumprimento das regras da sociedade, por se tratar de um humano e não se utilizar de uma força maior para designar a obediência, na figura do príncipe temido, cabe ao príncipe o conhecimento que seu povo teme em maior dimensão o poder divino do que ao poder