POLITICA E ETICA AULA 01
DESEMPENHO DA PROFISSÃO CONTÁBIL
Afonso Eugênio de O. Esteves
1
São notórias as condições de atrelamento da sociedade com os princípios políticos que norteiam os caminhos, na solução de problemas do ser humano.
Não poderia ser diferente esta relação quando citamos os profissionais da área contábil, pois fazemos parte desta sociedade e temos uma responsabilidade para com ela. Existe a necessidade da sociedade compreender, aceitar e respeitar o profissional contábil, por ser uma necessidade constante na defesa da riqueza da sociedade e no auxílio do desenvolvimento do Estado fazendo com que este se torne uma nação soberana.
A partir da implantação do novo Código Civil
em 2002, dá-se uma nova
perspectiva de responsabilidade ao profissional contábil, a partir do momento em que ele se torna o primeiro responsável direto por relatórios e diagnósticos elaborados em qualquer célula social na qual ele é representante. Isto vem corroborar minha idéia de que o profissional não só representa o bom controle do capital nas entidades como também representa o bom andamento e cumprimento da legislação que define os resultados adequados aos investidores e a sociedade em termos gerais.
Política, não é somente legislar e definir como será a aplicação desta legislação, é também principalmente participar das decisões em função do bem estar da comunidade onde o representante está inserido. Podemos assim então afirmar que a comunidade do profissional contábil são as instituições onde ele atua? errado! a comunidade é o meio onde surgem os pensamentos políticos a serem inseridos na sociedade como um todo, pensemos nas decisões que tomamos em prol do bem–estar de nossos negócios, no entanto estas decisões podem não ser as melhores quando estabelecidas no seio da sociedade, e então qual decisão tomar? decisões que possam estabelecer regras gerais a todos, e que supram as necessidades que se apresentam como essenciais na sociedade.
1/4