Controle de Estoque Curva ABC
DE
ESTOQUE
Curva ABC
A Curva ABC seria basicamente um método utilizado para a classificação de informações.
A classificação que varia dentre ABC, seria:
A- Dentro do estoque seria aquilo que tem a maior importância, valor ou quantidade. Correspondendo assim a 20% do total.
B- Dentro do estoque o B seria de importância, quantidade ou valor médio. Correspondendo cerca de 30%.
C- Aqui nessa classificação ficariam os de menor importância, valor ou quantidade. Esses que correspondem a 50% do total.
Exemplo:
Uma fábrica de TV possui um galpão para a distribuição das mesmas para as lojas. Só que esses produtos estão espalhados por todo o galpão, ou seja, quando é preciso fazer a retirada de algum produto é preciso que se localize TV por TV que foi pedida por alguma loja, e essa procura é feita dentro de todo galpão.
Isso acaba gerando perda de tempo, e consequentemente perda de dinheiro.
Com a aplicação da curva ABC em uma empresa como essa seria possível fazer a organização das TV’s em uma única parte do galpão e entre prateleiras com as classificações feitas de acordo com o interesse da empresa, que pode ser a classificação dos itens que mais saem com os itens de pouca demanda.
A intenção da Curva é separar os itens em de maior importância ou impacto dentro do estoque e com isso ter uma classificação estatística dos materiais.
Já diretamente ao cliente a curva pode ajudar a empresa a focar no tipo de cliente ideal para ela, podendo assim se segmentar de uma única maneira.
A Curva ABC pode aparecer de diversas formas diferentes, isso vai depender de empresa para empresa.
Ela pode ser utilizada para outras funções também como para a classificação dos clientes em relação classificação de produtos de uma determinada empresa pela lucratividade que ele gera.
Dentro de outras organizações a utilização é feita para a administração do estoque com a finalidade de obter resultados diretos sobre a lucratividade,