Curva ABC
ESTUDO DE CASO NUMA CONCESSIONARIA
CONTROLE DE ESTOQUE
CURVA ABC
Paulo Querino da Cruz Marcio Moreira dos Anjos Flavio Justino
Módulo: Gestão de Estoques: Movimentação e Armazenagem
Professor: José Elenilson Cruz
Controle de estoque de peças e aplicação da curva ABC – Estudo de caso numa concessionaria
O texto apresenta que a ferramenta ABC e bastante utilizada para esta concessionaria com reposta com viveis serviços processo operacionais políticas . O controle no estoque para reduzir custo e aumentar na produtividade. Os gerenciamentos de estoque na operação e método utilizado. Ferramenta gerencia identificar justificam atenção adequada na importância demanda.
Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, conforme Pinto (2002). “A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número”. (CARVALHO, 2002, p. 226).
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC”. (PINTO, 2002, p.142).
Atualmente, a curva ABC é um dos sistemas de análise de estoques mais utilizados pelas empresas devido à facilidade, praticidade e eficiência além de poder ser utilizada em qualquer empresa de qualquer segmento.
A curva ABC busca o relacionamento entre o consumo do estoque, o