02a Redobra9 Experiencia Erratica
6799 palavras
28 páginas
TUMULTO paola Berenstein Jacques*Experiência errática
A experiência é a sucessão, o movimento das idéias separáveis à medida que são diferentes, e diferentes à medida que são separáveis. É preciso partir dessa experiência, porque ela é a experiência.
(DELEUZE, 1968)
INTRODUÇÃO
192
* professora PPG Arquitetura e Urbanismo UFBA coordenadora do Laboratório Urbano
A experiência de errar pela cidade pode ser uma ferramenta de apreensão da cidade, mas também, de ação urbana, ao possibilitar microrresistências dissensuais que podem atuar na desestabilização de partilhas hegemônicas e homogêneas do sensível.
As errâncias2 são um tipo de experiência não planejada ou desviatória dos espaços públicos, são usos conflituosos e dissensuais que contrariam ou profanam (AGAMBEN, 2007) os usos que foram planejados.3 A experiência errática, assim pensada como ferramenta, é um exercício de afastamento voluntário do lugar mais familiar e coditiano, em busca de uma condição de estranhamento, em busca de uma alteridade radical. O errante, ao buscar o estranho no cotidiano familiar, vai de encontro a esta alteridade e, assim, instaura o dissenso, que é precisamente o pressuposto básico que possibilita a constituição de qualquer esfera pública. A experiência errática é uma possibilidade de experiência da alteridade na cidade.
Esta experiência do Outro, do diferente, da diferença, da alteridade na cidade, parece ser exatamente o que o processo atual de espetacularização urbana4 e, em particular, todas as tentativas de pacificação dos espaços públicos dele resultantes, buscam eliminar da cidade. A alteridade (ou o Outro urbano) se torna o principal alvo dos atuais projetos de assepsia, limpeza social
(gentrificação), vigilância e controle urbanos, especialmente aqueles ligados hoje aos megaeventos no país, como Copa do Mundo e Olimpíadas.5
EXPROPRIAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DA EXPERIÊNCIA
Todo discurso sobre a experiência deve partir atualmente da constatação de que ela não é algo que ainda