Curva abc
1.ESTOQUE
O termo estoque é definido por Slack (1997) como sendo a acumulação armazenada de recursos materiais inseridos em um sistema de transformação. Este autor afirma ainda que, o estoque existe devido à diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda;
O mesmo autor afirma que existem vários tipos de estoque, cada qual com sua função determinada, a partir de suas características. Slack (1997).
Moura (2004),menciona que estoque é um conjunto de bens armazenados,com características próprias,e que atende as necessidades da empresa.
Podendo ser encarado sob dois enfoques,custos e benefícios,o estoque é definido por Slack et AL (1996,p.381) como sendo “ a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação”.
Pressupõe-se então, que os itens de estoque possam ser armazenados,demandando,portanto controles e técnicas visando equilibrar a já citada ambivalência.
Corrêa (2000,p.34) cita que “ hoje o conceito de estoques é mais bem entendido do que já foi em anos recentes”. Nesta citação,Corrêa refere-se à adoção de forma equivocada de modelos de gestão de estoque japoneses por parte de empresas brasileiras na década de 80,que objetivaram de imediato baixar seus estoques a zero.
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas,assim como na vida cotidiana das pessoas.Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos,de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência,tais como ferramentas e alimentos (Garcia et al.,2006,p.9).
O estoque ocorre em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e de demanda nem sempre andam juntos. Os estoques são usados para atender às necessidades decorrentes das diferenças entre fornecimento e demanda na produção. Todas as operações mantêm estoques de algum tipo. Os ítens mantidos em estoques em diferentes operações vão variar consideravelmente em valor. Alguns tipos de operação, como os