Dilatação termica e pressão
Relatório de Introdução a Física
Dilatação Térmica
Diferença de pressões
Licenciatura em Física.
Autores:
André Viana Tavares
Gabriel Bastos de Mattos
Renato Bonfante Muniz
Thiago Lemos Alvarenga
Tiago Oliveira Moreira
1-Introdução
2-Objetivos
3-Fundamentos teóricos
4-Metodologia
5-Resultados e discussão
6-Conclusão
1-Introdução:
1.1-Dilatação térmica
Na natureza todos os corpos possuem um volume, o que algumas pessoas não sabem é que esses volumes podem variar de acordo com a sua temperatura. Este experimento vai tentar comprovar este fato e fazer com que essa dilatação fique mais clara. Para isso escolhemos usar como material o ar, pois a dilatação nos gases requer menos variação de temperatura.
1.2-Diferença de pressão
Existe uma força que atua sobre todo corpo, essa força e chamada de pressão atmosférica, ela pode ser explicada como a força que a atmosfera exerce num determinado ponto, nestes experimentos vamos demonstrar como as diferenças de pressões e a tendência a elas entrarem em equilíbrio atuam em um corpo.
2-Objetivos:
Os objetivos do grupo na realização deste trabalho foram: * Observar como a dilatação térmica atua no ar dentro de uma garrafa que fora preenchida apenas com ar posta em um congelador. A diminuição da temperatura fez com que o ar contraísse e por consequência o corpo da garrafa também se contraiu.
* Evidenciar como a diferença de pressão atua em um sistema simples composto apenas por um prato um copo uma vela e água.
3-Referencial Teórico:
3.1-Dilatação térmica:
Um dos princípios básicos da dilatação térmica é de que a maioria dos materiais dilata-se quando aquecido e contrai-se, quando resfriado, tendo cada material seu próprio coeficiente de dilatação. Outro item a ser considerado é o de: “Por que os materiais se dilatam ou se contraem, termicamente?” Vimos que, quando um corpo absorve calor, a agitação