Politica e educação sob minha opinião
Síntese Geral Políticas Sociais
Como me colocar em relação às Políticas Sociais enquanto acadêmica que sou, do curso de Bacharelado do Serviço Social, pois o assistente social trabalha na intervenção das expressões da questão social. Portanto me colocar diante das questões sobre o que desejo enquanto projeto de futuro me tornará um profissional capacitado e com formação para que possa intervir na necessidade do meu sujeito de trabalho, que é o meu objeto de estudo enquanto acadêmica. Somos mediadores entre os cidadãos e seus direitos políticos e sociais, participamos da população usuária em prol de sua consciência e relações em busca de seu caminho de uma melhoria de convivência, partindo do princípio de processo onde se chega a transformar a vida do sujeito, indicando ao mesmo os direitos de cidadania na qual ele é atuante.
Resumindo o que seja políticas sociais são intervenções e regulamentações do Estado nas expressões da questão social, é uma política fundamental para o bem estar dos cidadões, que buscam as reivindicações em movimentos sociais e sindicais, com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público. São políticas de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas no âmbito capitalista, na maioria os assalariados onde o próprio usuário, dessa política social, custeia o próprio benefício. É uma política no âmbito da sociedade capitalista, que responde aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes. (Faleiros, O que é política social)
Portanto, partindo deste conceito de que a política e a política social visam o bem estar da sociedade, entendo que a participação política, seja partidária ou não, é de suma importância para a construção da teoria profissional do assistente social na sua formação, pois o mesmo vai se fundamentando à medida que se reconhece nas políticas e suas ações de mudanças/transformações nas suas