Coca cola
Foi um acontecimento histórico acontecido em meados da década de 1970, balançando totalmente as ideias de desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo. Foi uma grande avaliação das politicas de desenvolvimento em curso nos países. Foi um processo histórico que deu origem as diferentes nações e sua forma de inserção no mercado capitalista mundial influenciando na sua atuação e seu poder de influência na coordenação do sistema e sobrevivência deste, gerando tensões de ordem política, econômica, militar, etc. Essa reestruturação, por se tratar de um processo amplo que impacta de diferentes maneiras os Estados nacionais, é analisada a partir da conjuntura mundial, entendendo as transformações que os setores econômicos, os trabalhadores e os Estados estão experimentando, algo que ocorre com o rompimento de crises e lutas entre os seguimentos sociais em todas as escalas que esse fenômeno possa ter reestruturado.
Causas da reestruturação e da crise: Muitos estudiosos afirmam que as crises capitalistas possuem várias causas. Dentre elas, citam como as principais:
- A anarquia da produção, que está relacionada ao fato de a produção capitalista não obedecer a nenhum planejamento ou controle racional, uma vez que as mercadorias são liberadas no mercado, anarquicamente, sem destino certo;
-A tendência da queda da taxa de lucro, visto que o objetivo de obtenção de lucro concorre com essa tendência à medida que os capitalistas individualmente tentam aumentar os seus lucros; - A subconsumo das massas trabalhadoras, que em detrimento do aumento exagerado de mercadorias no mercado, possuem uma capacidade de consumo limitada devido aos baixos salários. E outras causas aqui não citadas.
CONSEQUENCIA DA REESTRUTURAÇÃO:
-transformação das máquinas e equipamentos industriais por meio da automação programada de base eletrônica;
- produtos de maior valor agregado e competitivos;
- criação de