politica social
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa discorre sobre a política em sua definição citada por autores renomados, além de como a interferência política muda, com ou sem a aprovação da sociedade, o curso de nossas vidas. Cria-se através da política uma gama de oportunidades e de novos projetos que fazem vigorar uma sociedade mais organizada é às vezes mais dependente dos recursos do Estado.
A Constituição de 1988 mudou a vida de muitos brasileiros e a concepção de como o poder pode estar na mão do povo, pois certo que está escrito no papel, mas nem sempre a vontade do povo prevalece.
A Assistência Social criou um momento diferente na visão da comunidade. A de que o estado tem pressa em cuidar do seu povo, cuidando da educação, saúde, valorização da mulher, proteção ao direito das crianças, e desenvolvimento social da população. A política social no Brasil tenta amenizar a falta de autoestima da população através da sua valorização como cidadão.
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Segundo Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a