Liderança cristã
Olá! Eu sou Fernando Borja e este é o programa "Geração de José", programa que capacita líderes para servir, feito por homens que desejam honrar a Deus e inspirar pessoas.
No programa de hoje, vamos falar sobre a relação entre o cristão e a ambição. Será que é errado para um servo de Deus ter ambição?
Há dois textos na bíblia que nos falam sobre esse tema e provocam uma certa tensão:
Em I Timóteo 3:1, está escrito que “desejar a liderança é uma ambição honrável”
Em Jeremias 45:5, por sua vez, está escrito “e procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as busque!”
Esses dois textos parecem ser contraditórios, não é verdade? Mas analisando bem os seus contextos, podemos ver que não é bem por aí.
A maioria dos cristãos parece ter “pé atrás” e receio quando se fala sobre a vontade de liderar. Essa característica de ser ambicioso já levou muitos grandes líderes dentro da igreja ao tropeço, e esse medo de cair, do sucesso subir à cabeça e da ambição falar mais alto que a ética faz com que muitos cargos de liderança sejam questionados pela igreja e com que poucas pessoas os entendam como necessários.
É claro que algumas ambições devem ficar de fora dos planos de um cristão, pois se apresentam a eles em forma de tentação, mas devemos reconhecer outros tipos de ambição como nobres, honrosas e valorosas. Assim, esses dois versículos da bíblia nos são dados como um encorajamento e como uma advertência.
Se os seus esforços gerados pelas ambições são movidos pela vontade de ser efetivo no serviço do Rei e realizar o máximo do potencial que Ele te deu para honrá-lo, sim, você deve ser ambicioso; sim, você deve sonhar como mais e mais.
O que temos que entender, meus irmãos, é que o verdadeiro líder dentro da igreja, muitas vezes, tem como recompensa pelo seu esforço e sua ambição a rejeição, a contenda e empecilhos. O reconhecimento às vezes passa longe de sua porta.
Olhando dessa forma, não