Liderança Cristã
Leia os dois textos deste tópico. Faça uma comparação entre os dois modelos apresentados, e explique que modelo é mais adequado para a liderança cristã.
O velho paradigma consiste em liderar por agradar o patrão, prezando pela centralização e engessamento do modelo de trabalho, onde se visa principalmente o lucro, fazendo que o cliente seja o inimigo.
Já o novo paradigma consiste na liderança através do serviço, onde se deve colocar a necessidade dos clientes e liderados em primeiro lugar. Não existe o engessamento como o velho paradigma, sendo a mudança uma constante, não se importando com o lucro com pequeno ou longo prazo. Neste paradigma a liderança se faz pelo serviço, ao contrário do velho paradigma, onde existe o gerenciamento, a centralização do poder.
O modelo de Liderança através do serviço é o mais adequado para a Liderança Cristã. Através deste modelo, podemos exercer o competente trabalho de ministério eclesiástico, tendo como modelo Jesus Cristo e seus ensinos de que para se tornar um líder, se é necessário ser servidor. É dito no capitulo treze do livro “O Monge e o Executivo” que o amor é atitude, não apenas palavras, e como diria David Wilkerson: “O amor não é algo que se sente, é algo que se faz.”. De nada adianta em uma liderança ter apenas a intenção de amar, se não houver a ação. Para servir também se necessita de sacrifícios, assim como fez Jesus Cristo. Sacrifício este que visa atingir as necessidades de suas ovelhas. Tendo Jesus como modelo, vemos a autoridade sem o autoritarismo, onde mesmo com todo o poder cedido a Ele, vemos que Ele se rebaixou de soberano para servidor. Devemos agir sempre da mesma forma, visando atingir as ovelhas e suas necessidades, não as próprias necessidades, tendo que abdicar até de suas próprias vontades.
A verdadeira autoridade se faz pelo sacrifício pelos outros, pelo serviço, desta forma adquiriríamos influencia sobre cada membro de uma Eclésia.