Politica Social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Desde a Constituição de 1988 se definiram novos marcos para as políticas sociais no país, além de indicar princípios para caminharmos para uma sociedade fraterna, solidária, pluralista e sem preconceitos. Muitas conquistas das políticas sociais foram alcançadas no campo dos direitos sociais entre elas a promulgação da Constituição de 1988, onde varias garantias de bem estar foram deliberadas, resguardando direitos aos cidadãos de forma a aumentar a qualidade ou melhorar as condições de vida.
No Brasil, as políticas sociais surgem no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o aparecimento dos movimentos populares, é que ela é compreendida como estratégia governamental. Com o processo de desenvolvimento industrial, aliado á expansão urbana, surge a conscientização política e social. Organizações proletárias, sindicatos, cooperativas buscam conquistar o acolhimento público e as primeiras ações de políticas sociais.Os trabalhadores passam a assumir um papel político e revolucionário.
Em razão disso, o Estado passa a promover políticas públicas, objetivando amenizar as consequências da pobreza, a fim de diminuir a insatisfação da grande massa, a qual fica á margem do acesso á qualidade mínima de vida.
2 DESENVOLVIMENTO
Com o processo de desenvolvimento industrial,no Brasil, aliado á expansão urbana, agravou-se a “questão social” com grandes aglomerados em torno das cidades, que por sua vez atestam o crescimento da pobreza, do desemprego, da exclusão com privações social, econômica, cultural e política para a classe trabalhadora. E por outro lado, se tem uma concentração de renda e riqueza para um pequeno grupo, os grandes