Politica Social de Saude
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos como foi à construção das Políticas Sociais Brasileiras e o processo de participação popular, a origem das Conferências de Saúde e a construção com a participação popular na elaboração do Sistema Único de Saúde (SUS) e como foi à década de 1980 em seu momento histórico brasileiro para a construção das Políticas Sociais.
A grande importância e a contribuição para a sociedade civil das Conferencias de Saúde e seus temas desde a sua origem há cerca de 70 anos atrás.
A importância da gestão participativa no Sistema Único de Saúde e os desafios encontrados entre o que é proposto e como realmente funciona, tentando diminuir esse distanciamento entre teoria e a prática do funcionamento do Sitema.
2 DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais no Brasil tiveram seu início a partir da década de 1930 e tinham como objetivo a regulação dos conflitos que surgiam devido ao novo processo de desenvolvimento econômico e social do país e a legitimação política do Governo.
Houve grandes avanços com as Constituições Federais de 1934 e 1946. Constituição Federal de 1934 foi a primeira constituição do país e definia quais eram as responsabilidades sociais do Estado como a assistência médica e sanitária ao trabalhador e a gestante. A Constituição Federal de 1946 acentua o papel do Estado no desenvolvimento econômico e atribui a responsabilidade da justiça social, além disso, torna obrigatória a assistência à maternidade, infância e adolescência e garantiu também o direito a aposentadoria integral aos trabalhadores caso sofressem acidente de trabalho ou caso de invalidez.
Na década de 1980 o Brasil passava por um período de recessão e o aumento do desemprego e da miséria que ampliou o quadro das carências sociais: desnutrição, profusão de doenças endêmicas, baixa taxa de escolarização, favelização da população