Seguridade social política da saúde
O município de Paulo Afonso foi emancipado politicamente no ano de 1958. Fica localizado a 480 quilômetros da Capital, na região Nordeste da Bahia. Possui uma área total de 1.700 Km2. Tem como limites geográficos os municípios de Glória ao norte, Jeremoabo e Santa Brígida ao SUL, Rodelas ao oeste e a leste com o rio São Francisco fazendo fronteiras com os estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Possui uma população estimada para 2010 (IBGE) de 108. 419 habitantes, sendo 51.957 do sexo masculino e 56.462 do sexo feminino, destas, 93.457 da população residem na zona urbana e 14.962 na zona rural.
Levando em consideração o Planejamento de Saúde do Estado, a luz do Plano Diretor de Regionalização da Bahia, o município de Paulo Afonso faz parte da microrregião da Bahia como município pólo, tendo como responsabilidade a promoção e execução de ações básicas de saúde e como referência para os municípios da microrregião para as ações de média complexidade.
O Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) é considerado geral e de médio porte. Foi projetado com capacidade para atender 50 internações nas diversas especialidades, entretanto, devido a problemas relacionados ao número de servidores, funciona atualmente com 238 vagas.
São os objetivos do HMPA, segundo seu Regimento Interno:
Visão: Tem a finalidade de apresentar uma visão multidisciplinar e atualizada dentro do âmbito hospitalar, otimizando assim a assistência aos pacientes internos e externos;
Missão: Inovar simplificando e melhorando o padrão de atendimento médico hospitalar garantindo a satisfação dos clientes, colaboradores e parceiros.
De acordo com o art. 196 da Constituição Federal de 1988, “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
A saúde vem garantida pelo