Politica social na saude
Introdução
Esta atividade foi produzida com base de uma pesquisa de campo acerca da natureza da Política Social nas balizas sociedade civil/Estado burguês e reúne todas as condições atuais. Buscamos compreender melhor a organização das Políticas Publicas para poder contribuir para o aprofundamento da discussão em torno da situação da política na contemporaneidade e a atuação de órgãos competentes.
Opera no interior desta atividade um universo, teórico-metodológico e critico analítico, o essencial dos traços pertinentes ao trabalho acadêmico que se impõe claras responsabilidades sociais.
Nesse sentido, o trabalho em seu desenvolvimento foi estruturado em três partes. Sendo que, na primeira parte para melhor aproveitamento da leitura recapturamos de uma forma sucinta o surgimento das Políticas Sociais. Logo após tratamos do surgimento, da elaboração e implementação da Política Social na área da Saúde, baseado numa pesquisa de campo feita juntamente com um profissional da área do Hospital Regional de Petrolina no estado do Recife.
Para fecharmos o desenvolvimento seguiremos com a terceira e última parte deste texto, porém não menos importante, onde trataremos dos conselhos enquanto órgãos fiscalizadores e legitimadores e sua atuação na contemporaneidade.
Traremos na conclusão do texto novos desafios e problemas relacionados a superação da fragmentação e a articulação das Políticas Publicas.
1.1 - Retrospectiva da Trajetória da Política Social
Em tudo que já se foi pesquisado nenhum lugar indica com precisão a data específica do surgimento das primeiras iniciativas ações reconhecidas como Políticas Sociais.
O que se sabe é que elas se gestaram no processo de transição do capitalismo com a Revolução Industrial que teve a consolidação do capitalismo como sistema político econômico.
Durante este período de capitalismo competitivo, havia uma impossibilidade para o Estado desenvolver políticas sociais pois "o domínio