A política social da saúde no brasil
A POLÍTICASOCIAL DA SAÚDE NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Atividade Interdisciplinar].
Prof.Amanda Boza Gonsalves,Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela Sanntini, Maria Lucimar Pereira, Rosane Ap. Malvezzi Belieiro
Alta Floresta/MT
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
2.1 Os indicadores 4
2.2 Seguridade Social 5
2.3A Lei do SUS 6
2.4 A Política de Saúde até 1980 7
2.5 A política de saúde a partir de 1980 8
3 Conclusão 11
1 INTRODUÇÃO
Para analisarmos as políticas de saúde no país faz-se necessário a definição de algumas premissas importantes. Saber a evolução histórica das políticas de saúde está relacionado diretamente a evolução político-social e econômica da sociedade brasileira.
A saúde nunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro, sendo sempre deixada de ser prioridade do sistema, como uma moldura de um quadro, tem o modelo, mas não à solução dos grandes problemas de saúde que afligem a população, quanto na destinação de recursos direcionados ao setor saúde.
A conquista dos direitos sociais (saúde e previdência e ) tem sido sempre uma resultante do poder de luta, de organização e de reivindicação dos trabalhadores brasileiros e, nunca uma dádiva do estado, como alguns governos querem fazer parecer. Devido a uma falta de clareza e de uma definição em relação à política de saúde, a história da saúde permeia e se confunde com a história da previdência social no Brasil em determinados períodos. A dualidade entre medicina preventiva e curativa sempre foi uma constante nas diversas políticas de saúde implementadas, pelos vários governos.
A seguir passaremos a analisar as políticas de saúde no Brasil de acordo com os períodos históricos.
2 Desenvolvimento
No que se refere à saúde entende-se como um estado de