Controle social de política de saúde no brasil
Palavras-Chave: Política de Saúde – SUS – Reforma Sanitária.
1. Introdução Este trabalho relata o Controle Social de Política de Saúde no Brasil. Discutindo os seguintes assuntos como a Política de Saúde no seu Contexto Histórico e na Atualidade, e os Limites e Possibilidades da Política de Saúde O Controle Social logo após a ditadura, no pós 64. Com o processo de democratização e o reaparecimento dos movimentos sociais.
A política de Saúde está inserida no tripé da seguridade que é a Previdência, Saúde e Assistência. A política de Saúde Brasileira te como lógica a universalidade. Atualmente tanto a Previdência quanto a Saúde são mercantilizadas. O Sistema único de Saúde, foi criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, e tornou o acesso à saúde direito de todo cidadão. O movimento de Reforma Sanitária se inicia nos anos 80, que propôs a ocupação dos espaços institucionais e a implementação de políticas de saúde que ativam um período de crise previdenciária presente no Estado. O Serviço Social estar presente no Conselho de Saúde como representante de uma instituição ou de uma sociedade civil e como assessores de alguns segmentos na maioria usuários.
2. Desenvolvimento 2.1. Contexto Histórico Na segunda metade da década de 70, com o fim da reconstrução e recuperação da economia na Alemanha e o agravamento das crises do capitalismo, ressurgem os movimentos populares, além das greves no ABC, o movimento social de associação de trabalhadores assalariados e o fim do bipartidismo, estes movimentos tinham uma