1400436545185

2405 palavras 10 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 3

2. 1 – ANOS 80/90 – DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE 3

2.2 – AS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE 4

2.3 – CONQUISTAS DAS PARTICIPAÇÕES POPULARES 7

2.4 – CONTROLE SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DO SUS 7

3. CONCLUSÃO 8

4. – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, no Brasil, tem-se assistido a um amplo movimento de participação da sociedade civil que vem conquistando importantes espaços de participação democrática em instâncias de deliberações sobre a condução das políticas públicas. O Orçamento Participativo, as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de Políticas Públicas, bem como os conselhos deliberativos são importantes mecanismos democráticos de participação popular. Constata-se, entretanto, que, para que os conselhos se traduzam em espaços democráticos de fato, faz-se necessário que os representantes, sobretudo os da sociedade civil, construam uma representação também democrática.
Nesse sentido, considera-se importante destacar algumas questões que vêm norteando a participação dos representantes nesses espaços.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANOS 80/90 - DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE

Nas últimas décadas, especialmente a partir da década de 80, tem-se presenciado, no cenário político brasileiro, a ampliação do processo de democratização da sociedade. Com a ruptura do regime militar, a partir de 1979, começaram surgir manifestações da sociedade civil que, de forma organizada, se engajou num amplo movimento de participação política.
Durante a década de 80, a sociedade brasileira foi palco de um processo de revitalização da sociedade civil que emergiu com a luta pela democratização do Estado e da sociedade. Esse período foi marcado por um movimento de conquistas democráticas que ganharam a cena pública como a organização de movimentos sociais em diferentes setores, o fortalecimento dos

Relacionados