A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL 4
2.1 Década de 1980: momento histórico para construção das Políticas Sociais 4
2.2 Conferências de Saúde 7
2.3 Controle Social e a elaboração do SUS 7
2.4 Participação Popular 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, tem por objetivo proporcionar o aprofundamento do conhecimento acerca da construção das políticas sociais, em especial a saúde, como política universal, destacando o aspecto da participação popular enquanto condição para seu avanço.
Na construção das políticas sociais brasileiras destacam-se a árdua luta para conseguirmos êxito junto aos processos de participação popular. A política de saúde é emblemática neste processo e apresenta um conjunto de eventos que marcam o longo caminho de avanços e desafios durante o século XX. A participação popular exerceu papel fundamental, em especial na superação da Política de Saúde Contributiva para a instauração de uma Política de Saúde orientada para a universal em seus aparatos legais.
2 A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
2.1 Década de 1980: momento histórico para construção das Políticas Sociais
O percurso do serviço social no Brasil, no período de 1964 a 1985, configura uma intensa movimentação dos assistentes sociais que repercute profundamente nas três dimensões constitutivas da profissão, representadas pela dimensão político-organizativa, pela dimensão acadêmica e, talvez com menor intensidade, pela dimensão da intervenção profissional, no nível dos organismos da política social, das empresas privadas e dos movimentos sociais (SILVA, 2006).
A dimensão político-organizativa pressupõe um serviço social capaz de propor alternativas de ações e não mero executor de suas ações. Isso justamente com a participação dos