POLITICAS SOCIAIS DE SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Não seria possível um estudo mais aprofundado sobre a temática políticas sociais de saúde, previdência e assistência social, sem antes buscar a reflexão sobre o conceito dos temas em questão, sendo assim, o que venha a ser Políticas Sociais? São ações governamentais que efetivam-se através de programas que possibilitam a garantia de direitos e condições adequadas e dignas de vida. Estas políticas que tem o papel de assegurar à população o exercício da cidadania podem ser políticas sociais de: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça agrícola, saneamento, habitação popular e meio ambiente.
Nesta linha, a política de seguridade social não é contributiva. Realiza-se através de ações de iniciativa publica e da sociedade como meio de garantir o atendimento as necessidades básicas, aqui, conceituamos esta política como Assistência Social. Neste sentido, as possibilidades de expansão de políticas de assistência social crescem com o elevado índice de demanda, fazendo com que crença a necessidade urgente da inserção de técnicos em assistência social comprometidos com a idéia do Estado democrático, dos direitos, a universalização da seguridade social e das políticas publicas e ainda o fortalecimento de uma intervenção ética, autônoma e politicamente comprometida com as organizações populares de defesa e direitos da classe trabalhadora e menos favorecida.
No quer diz respeito a compreensão das mudanças que nessas políticas se faz necessário a construir um referencial onde sejam listadas as conquistas obtidas como um fenômeno que delimita-se por múltiplas determinações que sumarizem as indicações limites e desafios que incidem nessas políticas. Toma-se como princípio que os desafios dessas