POLITICA PUBLICA
A escola é o melhor lugar para o desenvolvimento de ações preventivas o controle do tabaco. Ela atua como referência de comportamento para crianças, adolescente e a comunidade em geral. Por isso, o INCA desenvolveu o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer nas Escolas - Programa Saber Saúde, para informar e educar as crianças nas escolas brasileiras quanto aos fatores de risco de câncer.
O objetivo é formar cidadãos críticos, capazes de fazer opções conscientes que contribuam para sua saúde, a saúde coletiva e a do meio ambiente em geral, na busca de uma melhor qualidade de vida.
As informações e atividades relacionadas ao consumo do tabaco e outros fatores de risco de câncer são aplicadas ao cotidiano da escola, em todas as disciplinas, como parte do projeto pedagógico. O material de apoio consta de dois livros, guia metodológico, duas revistas para crianças e adolescentes, adesivos, cartazes e quatro vídeos.
Dentre as atividades propostas estão a prática de uma alimentação saudável na escola, com estímulo à criação de hortas, e atividades ao ar livre em horários apropriados e protegidas do sol.
O público-alvo é formado por alunos do Ensino Fundamental (6-14 anos). Os alunos do Ensino Médio (15-18 anos) são agregados ao processo como multiplicadores, recebendo para isso uma capacitação especial utilizando o mesmo material.
A implantação nacional do Programa teve início em 1998. Desde então, já capacitou 98.597 professores do Ensino Fundamental e atende a 1.957.793 alunos de 1º a 8º séries.