politica publica no ensino médio
Aug.·. Resp.·. Ben.·. e Gr.·. Benf.·. Loj.·. Sim.·. São Paulo nº 43
Ven.·. M.·.
Ir.·. 1º Vig.·.
Ir.·. 2º Vig.·.
Meus IIr.·.
S.·.
S.·. S.·.
Política Pública na educação do ensino médio e superior.
Trabalho com um cursinho preparatório para prova do Enem, chamado SEB- SUPERA ENEM BRASIL, esse cursinho foi lançado em 2008, vocês devem me perguntar por que ENEM? Porque hoje o Enem é a maior porta de entrada para os alunos de baixa renda.
Ele foi lançado em 1998 pelo governo federal, na época ele era uma prova somente para avaliar o ensino médio e com o tempo o governo foi agregando vários benefícios e programas, hoje ele é a única forma de um aluno de baixa renda conseguir entrar em uma faculdade de graça ou pagar 50% somente ou ate mesmo financiar sua faculdade através do FIES e pagar depois de dois anos e meio.
O principal programa que ele atende é o PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADES PARA TODOS).
O programa foi criado para atender os alunos de baixa renda, toda faculdade particular que atender o prouni tem que destinar 10% (dez por cento) das vagas para os alunos prouni e em troca a faculdade ganha desconto em imposto, para o aluno requerer uma bolsa ele precisa cumprir três exigências: Ter estudado os três anos em escola pública, ter renda per capita de até R$ 1.245,00 (Hum mil e duzentos e quarenta e cinco reais) e ter uma nota acima de cinco no Enem, mas dai que vem o problema.
Nossos alunos estão abandonados, hoje em dia a média nacional da prova do Enem é (3,5 três e meio), quase nenhum aluno consegue requerer a bolsa, ano passado sobraram mais de 200 mil bolsas nas faculdades por falta de nota, o governo não prepara o aluno do ensino médio para a prova, as escolas estão abandonadas os professores estão desanimados, pois o salário é muito baixo.
Nos últimos anos o principal projeto de educação do país que se chama Enem, vem sendo bombardeado pela falta de competência dos nossos