Politica Nacional do SuS
A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) é parte integrante de Política Nacional de Saúde, formulada no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo assim a Constituição Federal estabelece as competências do SUS no Art. 200, Inciso V e entre elas inclui o crescimento de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na sua área e atuação.
O SUS lista-se por três princípios constitucionais que são eles: inversalidade, integralidade e equidade, todos eles se estendem também a PNCTIS do ponto de vista da ciência e da tecnologia, a utilização desses conceitos deve corresponder ao envolvimento político e ético com a adequação de conhecimentos e tecnologias que contribuem para a redução da desproporção social em saúde.
O domínio cientifico e tecnológico tem características diferenciadas da produção de serviços e ações de saúde. O objetivo da PNCTIS e da PNCTI é colaborar para que a propagação se faça de modo defensável e com apoio na confecção de conhecimentos técnicos e científicos com as necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas do país.
Histórico do Desenvolvimento da Tecnologia no Brasil
A partir do começo da década de 50, o Brasil se expandiu muito na área de pesquisas, seguindo de exemplo à industrialização, que tinha como meta buscar e criar recursos humanos qualificados para tais.
Porem, baseando-se na meta do crescimento da população industrial e de sua infraestrutura, criou-se a necessidade de articular a produção técnico- cientifica à produção agrícola e industrial.
Essa organização no rumo das pesquisas cientifica e tecnológicas, se sujeitam muito à política econômica, porém, elas tem a influencia do ponto de vista do desenvolvimento cientifico e tecnológico que dava a entender que o processo de inovação era consequência da grande quantidade de conhecimentos, que se iniciava com uma pesquisa básica e no final atingiam o ponto mais alto de uma inovação tecnológica.
Tem se reforçado a ideia que