Humanização no SUS
Política Nacional de Humanização Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Princípios do Humaniza SUS
São princípios da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS: Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde - Refere-se a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento.
.Transversalidade - Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
Autonomia e protagonismo dos sujeitos - Têm relação com a coresponsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão.
Objetivos do Humaniza SUS
A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:- Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização. Fortalecer iniciativas de humanização existentes. Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção. Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão. Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
Humanizar o SUS é humanizar o Brasil O Sistema Único de Saúde, e em especial à Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (Humaniza SUS), às quais não podemos deixar de contra-argumentar.
Considerando a complexidade do tema, nos parece uma exigência política resgatar algumas reflexões elementares das quais o texto não