Humaniza sus - política nacional de humanização
Psicóloga
Erlei Magdala Vilalba
Aluna do Curso de Psicologia
Humaniza SUS - Política Nacional de Humanização
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistema públicos de saúde do mundo, criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, abrangi desde o simples atendimento ambulatorial até o transporte de órgãos, garantindo o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. A sua proposta de humanização, é um projeto que busca uma melhor qualidade no atendimento à saúde dos usuários e nas condições de trabalho dos profissionais desta área.
No ponto de vista de Regina Benevides e Eduardo Passos, consultores e coordenadores da PNH, a humanização seria uma estratégia de intervenção no processo de produção de saúde que voltado para os sujeitos e mobilizados em novas formas de interação, com ações governamentais, investindo em capacitação e especificação de seus agentes, assim essa politização, não pode ser confundida com os princípios do SUS.
(...) a força emancipatória na base do SUS só se sustenta quando tomamos como inseparáveis o processo de produção de saúde e o processo de produção de subjetividades protagonistas e autônomas que se engajam na reprodução e/ou na invenção dos modos de cuidar e de gerir os processos de trabalho no campo da saúde. (BENEVIDES e PASSOS, 2005).
Os autores apontam que é necessário entender e compreender os direitos do homem, conhecer sua trajetória e simplicidade, para poder elaborar um plano de apoio eficaz, e compatível com sua realidade. Profissionais capacitados, que trabalhem a favor da população carente, reduzindo as filas e tempo de espera, proporcionando mais dignidade aos usuários do SUS.
Isso nos leva a refletir sobre o quadro geral que se encontra o sistema de saúde, e a particularidade de cada instituição ou situação, trazendo indagações para o seu real funcionamento.
A PNH visa garantir aos usuários do SUS a sua dignidade ética, mais para isso é necessário