Politica monetária
1º SEMESTRE NOTURNO
ADAILTON OLIVEIRA DE SOUZA
FELIPE PINHO DE JESUS
LIVÃ REIS DOS SANTOS
NEYLOR SANTANA SALGADO
Salvador
17/04/2014
UNIFACS
CURSO REDE DE COMPUTADORES
1º SEMESTRE NOTURNO
ADAILTON OLIVEIRA DE SOUZA
FELIPE PINHO DE JESUS
LIVÃ REIS DOS SANTOS
NEYLOR SANTANA SALGADO
Trabalho apresentado ao professor Bruno Mota Lopes da disciplina de Conjuntura econômica como 2ª parte da 1ª avaliação com valor de 3,0 pontos.
Salvador
17/04/2014
LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, EM SEGUIDA DISCUTA COM OS COLEGAS EM EQUIPE, PESQUISE E RESPONDA À QUESTÃO QUE SEGUE.
‘Tsunami monetário’ deixa rastro nos emergentes
29/01/2014
Thais Herédia
Quando a onda do tsunami chega, ela sai atropelando tudo pela frente. Mas é quando a água reflui para o mar que descobrimos o tamanho do estrago. É mais ou menos isso que está acontecendo agora, com o refluxo dos dólares que inundaram o mundo com o programa de estímulos à economia norte americana.
Em março de 2012, a presidente Dilma Rousseff chamou de “tsunami monetário” este plano dos países mais ricos, especialmente dos Estados Unidos, para incentivar a retomada de suas economias. Agora, no “quintal” de cada país, a saída dos dólares deixa um rastro comum, que é a desvalorização das moedas. A intensidade desse movimento é diferente de acordo com a condição financeira e a estabilidade dos fundamentos das economias. A Turquia acabou de decidir por um choque de juros, levando a taxa da casa dos 7% para 12% ao ano. A Índia mexeu apenas 0,25 ponto percentual para cima.
O Brasil vem se preparando há mais tempo, subindo os juros desde abril do ano passado. Nós tivemos uma justificativa doméstica, que foi a inflação mais pressionada, antes mesmo da alta do dólar ganhar mais força. Com a inquietação atual no mercado de câmbio, dificilmente vamos escapar de novas