Impressionismo
O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura. Este movimento que surgiu na França em meados do século 19 , Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872). Eles buscavam fugir do conceito do realismo, e sim tentavam dar movimento e luz a obra. Utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.
O que mais interessou aos pintores impressionistas foi a captação momentânea da luz na atmosfera e sua influência nas cores. Já não existiam a linha, ou os contornos, nem tão pouco a perspectiva, a não ser a que lhes fornecia a disposição da luz. A poucos centímetros da tela, um quadro impressionista é visto como um amontoado de manchas de tinta, ao passo que à distância as cores se organizam opticamente e criam formas e efeitos luminosos.
O precursor de todas essas mudanças foi o pintor francês Claude Monet com a obra Terraço, de 1866, considerada um dos primeiros marcos do impressionismo.
Impressionismo no Brasil
Henrique Cavalleiro, Vicente do Rego Monteiro...
Eliseu Visconti (1866 - 1944)
No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos, procura, decididamente, registrar os efeitos da a luz solar nos objetos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.
Moça no Trigal (1913)
Raquel Taraborelli (1957)
Pintora brasileira, contemporânea impressionista, reconhecida internacionalmente. Apresenta neste site suas pinturas