Politica monetaria
POLÍTICA MONETÁRIA - ESTUDO DE CASOS
1º) Considerando que a atual política monetária brasileira mantenha a taxa de juros em 11% a.a. até o final de 2014, qual deverá ser o efeito dessa decisão sobre o consumo? Justifique.
( )Aumenta ( )Diminui ( )Fica estável (x)Depende de outros fatores Acredito que depende de outros fatores, como por exemplo, a indústria, o alto e o baixo nível do desemprego e etc. Quando o consumo diminui ou aumenta, os preços, juros e taxas são parametrizados através da SELIC, que atua sobre a inflação controlando o aumento dos preços, estimulando o consumidor a reduzir ou aumentar seu consumo.
2º) A política monetária no Brasil utiliza a taxa de juros como principal ferramenta de controle da inflação. Como gestor de um fundo de investimentos ou de uma instituição financeira, você considera correto esse procedimento? Justifique.
A inflação está nos custos (no lado da oferta), e não na demanda, e a inflação é controlada por meio da taxa de câmbio, a partir de variações na taxa de juros. Portanto as taxas de inflação elevadas geram distorções que aumentam os riscos e deprimem os investimentos, essas distorções se manifestam, como por exemplo, no planejamento das famílias, empresas e governos, bem como na deterioração da confiança de empresários. As taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a confiança e o consumo das famílias. Por conseguinte, taxas de inflação elevadas reduzem o potencial de crescimento da economia, bem como de geração de empregos e de renda.
3º) O início de 2014 no Brasil esta marcado por queda significativa dos negócios em bolsa, simultânea saída de capitais estrangeiros produtivos e aumento de capitais especulativos. Como classificar essas ações? Aumento de especulação ou incertezas?
Ambos, Pois o Banco