Politica monetaria
INTRODUÇÃO 2 A inflação é definida como a alteração percentual do nível de preços. 2
POLÍTICA MONETÁRIA 3 Os Instrumentos Das Políticas Monetárias 4
Recolhimento compulsório 4
Operações com mercado aberto (open market): 5
Política de redesconto: 6
INFLAÇÃO 8 Medidas 8 EFEITOS 9 Causas 10
Processos inflacionários 10
Distorções 11
O papel da inflação na economia 11
CONCLUSÃO 14
. 14
Bibliografia 15
INTRODUÇÃO
No caso específico da Política Monetária, esta é efetuada através da gestão da oferta de moeda, nomeadamente através da gestão da Base Monetária e da taxa de reservas bancárias obrigatórias. “O BACEN tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e do Sistema Financeiro Nacional.” O Banco Central deve procurar manter a liquidez da economia, atendendo às necessidades de transações do sistema econômico.
Podemos destacar as funções do Banco Central: banco dos bancos; banco do governo; controle e regulamentação da oferta de moeda; controle dos capitais estrangeiros e das operações com moedas estrangeiras; fiscalização das instituições estrangeiras; e executor da política monetária.
No ano de 1988, surgiu o orçamento global da União em que foram determinados os limites orçamentários de expansão da moeda e do crédito.
A compra de instrumentos financeiros pelo banco central, no seu papel de autoridade monetária, resulta em aumento da base monetária em poder do publico. Entretanto, uma venda de títulos feita pelo banco gera redução da base monetária.
Os principais agentes incluídos nessa definição são: bancos comerciais; Banco do Brasil; e Caixa Econômica. Não depende, portanto, da taxa de juros, mas da política econômica do governo, que determina a quantidade de moeda emitida por período de tempo. Basicamente, a emissão de moeda é condicionada pelo crescimento do produto da economia. No caso mais simples, o banco central compra ou vende moeda estrangeira em troca da moeda nacional.
A política