Politica fiscal
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. POLÍTICAS ECONÔMICAS 5
2. POLÍTICA FISCAL 5 2.1.Impostos 6 2.2.Carga tributária 8 2.2.1.A carga tributária no Brasil 9 2.2.2.Comparação de dias trabalhados para pagamento de impostos. 11 2.3.Brasil: um país de impostos indiretos 12 2.4.Impostômetro 16
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 19
INTRODUÇÃO
A Política Fiscal é uma das principais políticas econômicas. Desde a Grande Depressão de 1929, surgiu a noção de aprimoramento das ferramentas macroeconômicas e a política fiscal passou a ser usada como um mecanismo anticíclico.
Ademais, discorremos sobre a estrutura tributária no Brasil e sua ineficiência. Mostrando também quanto de imposto está embutido no preço de diversos produtos.
À luz dessas informações, este trabalho tem como objetivo a conceituação de política fiscal, base, estrutura e carga tributária, assim como a comparação do Brasil em relação a outros países no que diz respeito ao pagamento de tributos, mostrando porque nosso país é o considerado o “País dos Impostos”.
1. POLÍTICAS ECONÔMICAS
Uma política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica do país, impedindo ou reduzindo os efeitos de eventos adversos na macroeconomia.
Uma das principais políticas econômicas é a política fiscal, sobre a qual trataremos a seguir. 2. POLÍTICA FISCAL
A política fiscal procura estabilizar a economia através do controle da tributação e do gasto governamental (transferências governamentais, como o pagamento de bolsa família e seguro-desemprego, e compras governamentais de bens e serviços, como o pagamento do salário de professores da rede pública e a compra de materiais para a construção de uma rodovia). Os tributos se dividem basicamente em três tipos: os impostos, as taxas e as contribuições.
Uma política fiscal pode ser expansionista ou restritiva: * Uma política que aumenta