politica educacional dani 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO MACAÉ – 7131
PEDAGOGIA – 7º PERÍODO
Andressa Silva Figueiredo-395423
Adriana da Silva Oliveira-396064
Michele Rodrigues-391924
Márcia Cristina Campos Almeida-391923
Danielle Paula de Souza-397315
MACAÉ/RJ - 2015
Introdução
Este trabalho tem por objetivo conhecer as politicas Educativas Brasil, pois estas bem como a LDB 9394/96, possuem foco na educação básica que é composta pela Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio.
O objetivo da educação básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios de progredir no trabalho em estudos posteriores.
Além de conhecermos a importância da gestão democrática no processo Educação de Qualidade, está associada aos mecanismos institucionais e a organização de ações que desencadeiam o que deve garantir e mobilizar a presença de diferentes pessoas envolvidas e associadas a democratização do acesso e as estratégias globais que garantem a continuidade dos estudos e a qualidade social da educação.
LEIS EDUCACIONAIS
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ou simplesmente LDB, é vista aqui como o principal documento do ordenamento jurídico-educacional do País nos anos 90. A LDB é no nosso entendimento contribuição das mais significativas do Governo do Brasil e de grande impacto nas instituições de ensino e que, por isso mesmo, suas informações devem ser levadas, com juízo crítico, a educadores, parlamentares, gestores educacionais e juristas que se preocupam com as questões da educação escolar. A investigação do Direito da Educação e de seu objeto, a legislação educacional, exige de educadores e juristas a compreensão da teoria educacional e da doutrina jurídica, especialmente o direito constitucional positivo. No presente trabalho, procuramos fazer a interface entre o direito e a educação posto que, a partir do novo ordenamento jurídico do país, instaurado em
1988, a