Politica de segurança
A Norma OHSAS 18001:2007 tem caráter preventivo e valoriza a investigação dos quase acidentes, de forma a evitar que acidentes venham a ocorrer. Ao identificar um quase acidente, o superior imediato deve preencher o formulário de Registro de Tratamento de Quase Acidente – RTQA, disponível na Intranet.
Legislação:
A Norma OHSAS exige o cumprimento obrigatório da legislação que regulamenta as questões de Segurança e Saúde Ocupacional. Todas as Unidades Organizacionais devem atentar para a legislação pertinente aos seus processos de trabalho, que é identificada na Intranet.
Partes interessadas:
Os contratados, terceiros e visitantes, que realizam atividades no ambiente do Metrô também devem seguir as diretrizes da Norma OHSAS, bem como cumprir obrigatoriamente a legislação que regulamenta as questões de Segurança e Saúde Ocupacional.
Treinamentos:
Conjunto de ações que visam a aquisição de conhecimentos, habilidades técnicas e pessoais para o crescimento profissional e atendimento à legislação.
Exemplos: treinamentos de implantação e manutenção da SGSSO, treinamentos legais como Brigada de Emergência, Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiro Socorros.
Plano de Emergência:
Requisito da Norma OHSAS estabelecer planos para situações de emergência.
Controle Operacional:
Conjunto de ações de controle, cujo objetivo é minimizar os riscos a que estamos expostos em nossas atividades e ambientes de trabalho.
Exemplos:
Elaboração de procedimentos, sinalização de segurança, treinamentos específicos da atividade, utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), condições adequadas de armazenamento de alimentos em refrigeradores.
Registro de Ação Corretiva e Preventiva – RCP
Existe um software de RCP na intranet que permite registrar as Não Conformidades, possibilitando determinar as causas, avalias as necessidades de ações para evitar a repetitividade, implementar ações necessárias, formalizar os resultados das