Politica de segurança
1. Introdução
A segurança é um dos assuntos mais importantes dentre as preocupações de qualquer empresa. Nesse documento apresentaremos um conjunto de instruções e procedimentos para normatizar e melhorar nossa visão e atuação em segurança.
1.1 A empresa e a política de segurança
Todas as normas aqui estabelecidas serão seguidas à risca por todos os funcionários, parceiros e prestadores de serviços. Ao receber essa cópia da Política de Segurança, o/a sr/sra comprometeu-se a respeitar todos os tópicos aqui abordados e está ciente de que seus e-mails e navegação na internet/intranet podem estar sendo monitorados. A equipe de segurança encontra-se a total disposição para saneamento de dúvidas e auxílio técnico.
1.2 O não cumprimento dessa política
O não comprimento dessas políticas acarretará em sanções administrativas em primeira instância, podendo acarretar no desligamento do funcionário de acordo com a gravidade da ocorrência.
2. Autenticação
A autenticação nos sistemas de informática serão baseados em uma senha. Esse meio é muito utilizado por sua facilidade de implantação e manutenção e por seu baixo custo. Infelizmente esse meio também é o mais inseguro. Senhas como nome do usuário, combinações simples (abc123), substantivos (casa, meia, cadeira, brasil), datas (11092001) e outros são extremamente fáceis de descobrir. Então aprenda a criar senha de forma coerente, observando nossa política de senhas.
2.1 Política de senhas
Uma senha segura deverá conter no mínimo 6 caracteres alfanuméricos (letras e números) com diferentes caixas. Para facilitar a memorização das senhas, utilize padrões mnemônicos. Por exemplo: eSus6C (eu SEMPRE uso seis 6 CARACTERES) odIamp0709 (ouviram do Ipiringa as margens plácidas 7 de Setembro) s3Nh45 (A palavra senha onde o 3 substiui o E, o 4 o A e o 5 o S) As senhas terão um tempo de vida útil determinado pela equipe de segurança, devendo o mesmo ser respeitado, caso contrário o usuário ficará