Politica de segurança da informação
Objetivo do Plano
Como forma de propor alternativas para acompanhar a expansão dos negócios da VICUNHA TEXTIL à curto e médio prazo, a área de Arquitetura de Infraestrutura apresenta o projeto de “Gestão de Ativos de TI” cujo objetivo é a implantação de uma solução robusta e confiável para atender todas as necessidades de gerenciamento de sistemas da empresa, desde a implantação inicial de sistemas até o gerenciamento contínuo e a retirada de circulação, incluindo a avaliação de inventários, a implantação de sistema operacional, a instalação de aplicativos, além de configuração e recuperação.
Conceito Básico
A VICUNHA TEXTIL determinou em 2013 seu plano estratégico “AVANCE 2018” que prevê a expansão da empresa de 5 para 8 unidades como o intuito de ampliar o seu mercado de atuação nacional (Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina) além da implantação de uma filial de vendas nos Estados Unidos.
A expansão, ainda em fase de planejamento, vai demandar esforços adicionais da área de Tecnologia da Informação da empresa para alavancar a gestão das novas unidades e garantir a continuidade das atuais, dessa forma soluções de infraestrutura e sistemas automatizadas e seguras são requeridas como forma de redução de custos e riscos operacionais.
Atualmente a VICUNHA TEXTIL não realiza o controle de seus ativos de TI (softwares e equipamentos) de forma centralizada e automática, o processo manual requer alto grau de envolvimento de recursos da área de infraestrutura além de demandar suporte constante para atualização do parque tecnológico, que é realizado pela da empresa terceirizada Digi Systems.
Os desafios relacionados ao gerenciamento do ciclo de vida do computador não são apenas um problema tecnológico, eles constituem um problema no processo geral dos negócios. Investir em rede não significa somente a compra inicial de um computador; existem custos contínuos, como atualizações, treinamento, pessoal, aplicativos, etc. E visto que quase 80% do