Politica de atenção a criança e adolescente
1 INTRODUÇÃO 3
2 O ASSISTENTE SOCIAL NO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 4
2.1 ECA – estatuto da criança e do adolescente 5
2.2 DOS DIREITOS ASSEGURADOS A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 6
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO
Este estudo apresenta um projeto, “por uma realidade infanto – juvenil sadia” durante o período de vivência, com desenvolvimento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), na comunidade Vila Santana situada no município de Remanso – Bahia, bairro Vila Santana. O CRAS é formado por uma equipe técnica de Assistentes Sociais, enfermeiras, psicologas, medico, educadores e pessoal de apoio. O projeto objetiva esclarecer as usuárias sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, mostrando a realidade com que deparamos no dia – a – dia, no que se refere à violência sexual com fins comerciais, ou seja, a prostituição para obter lucros, como reconhecer crianças que sofrem maus tratos, abuso e ameaças.
Por ser uma problemática complexa que envolve crianças e adolescente de todas as classes sociais, causando sérios danos sociais e psicológicos a essas pessoas que se encontram em fase de desenvolvimento, violando assim os seus direitos, sendo necessário, portanto promover espaços para que a população, famílias, possa discutir e obter informações sobre o assunto, e sobre os órgãos de proteção e defesa desse publica.
A realização deste estudo é justificada pela proposta a qual se destina a orientar familiares e comunidade. Logo, a atuação do profissional de Serviço Social é fundamental neste trabalho, pois ele é um orientador que visa informar e criar meios que venham a garantir a proteção das famílias que estão precisando de apoio. O mesmo age com dedicação e conscientiza os usuários sobre os cuidados e prevenções que devem ter. Onde há a necessidade de ampliar conhecimentos enquanto estudantes comprometidos com uma sociedade melhor, onde o índice de violência diminua e