poligamia
A corrente eléctrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica1 , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial eléctrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela acção de um campo eléctrico ou outros meios (reacção química, atrito, luz, etc.)2 .
Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eléctrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta super posto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.
Desenvolvimento
A corrente elétrica consiste no deslocamento de cargas elétricas, sob a forma de eletrões (carregados negativamente),através dos metais e no vácuo, ou de iões nos fluidos e nos gases.
A grandeza de uma corrente elétrica é indicada pela sua intensidade medida em amperes.
Num circuito elétrico, como os existentes nas casas, a corrente elétrica serve para transportar energia elétrica que seráconvertida noutras formas, como energia luminosa, calor ou movimento (energia cinética).
A corrente pode ser contínua ou alternada. Uma corrente contínua é aquela cujo sentido permanece invariável. É geradaquimicamente por processos galvânicos ou fornecida por acumuladores.
Uma corrente alternada é aquela cuja intensidade e direção ou sentido variam com uma periodicidade determinada. Ofluxo de corrente alternada que atravessa um retificador sem que tenha sofrido a respectiva rectificação designa-se porcorrente de fugas e quando não circula pelo condutor, mas é derivada para a terra, constitui a corrente de terra. Acorrente monofásica alternada é produzida por uma só força eletromotriz, ao contrário da corrente polifásica alternadaque é originada por um conjunto de forças eletromotrizes (a mais