Poliestireno
Reação da Polimerização por Condensação
Reação da Polimerização por Adição
Descoberta do Elemento
Com relação ao descobrimento do Poliestireno não há muitos relatos. O que encontramos foi que o Poliestireno foi descoberto em 1839, em laboratório. Contudo não havia condições plenas para sua fabricação na época. Apenas, em 1929 foi fabricado pela primeira vez, e tendo sido o primeiro plástico a ser produzido industrialmente.
O que é o Poliestireno?
Características do Poliestireno
PS cristal: homopolímero amorfo, duro, com brilho e elevado índice de refração. Pode receber aditivos lubrificantes para facilitar processamento. Usado em artigos de baixo custo, notadamente peças descartáveis tais como copos.
PS resistente ao calor: Maior P.M., o que torna seu processamento mais difícil. Variante ideal para confecção de peças de máquinas ou automóveis, gabinetes de rádios e TV, grades de ar condicionado, peças internas e externas de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, circuladores de ar, ventiladores e exaustores.
PS de alto impacto: contém de 5 a 10% de elastômero (borracha), que é incorporado através de mistura mecânica ou diretamente no processo de polimerização através de enxerto na cadeia polimérica. Obtém-se desse modo uma blenda. Muito usado na fabricação de utensílios domésticos (gavetas de geladeira) e brinquedos.
PS expandido: espuma semi-rígida com marca comercial Isopor®. O plástico é polimerizado na presença do agente expansor ou então o mesmo pode ser absorvido posteriormente. Durante o processamento do material aquecido ele se volatiliza, gerando as células no material. Baixa densidade e bom isolamento térmico. Aplicações: bandejas para embalagem de hortifruti, protetor de equipamentos, isolantes térmicos, pranchas para flutuação, geladeiras isotérmicas, etc.
Outras Aplicações
Além da sua principal aplicação como isolante, é ainda utilizado em eletrotécnica, objetos de consumo, utensílios domésticos rígidos,