Polienos: prática do ácido linoleico
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DQB
CURSO: Química Licenciatura DISCIPLINA: Mecanismos das Reações Orgânicas
PROF.º: Antônio Francisco Fernandes Vasconcelos
Relatório da aula prática
Componentes:
Kelline A. P. Sousa – 1016213
Thays Machado – 0916111
Vanessa Niely S. Campos –1016211
WilmaL. Carvalho – 1016202
São Luís, 2012.
INTRODUÇÃO
Os óleos e gorduras são de origem animal ou vegetal, formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos. (SOLOMONS, 2002). Pertencem a um grupo de substâncias denominado lipídios. (CAMPOS, 1980). Os triacilgliceróis são compostos insolúveis em água e a temperatura ambiente possui uma consistência de líquido para sólido. Quando estão sob forma sólida são chamados de gorduras e quando estão sob forma líquida são chamados de óleos. (SOLOMONS, 2002). Os triacilgliceróis com alta proporção de ácidos graxos insaturados e poliinsaturados têm pontos de fusão mais baixos, eles são óleos. (SOLOMONS, 2006).
A introdução de uma única dupla ligação em cis afeta a forma do triacilglicerol e a hidrogenação catalítica pode ser usada para converter triacilglicerol insaturado em saturado. (SOLOMONS, 1996). A primeira ligação dupla de um ácido graxo insaturado normalmente aparece entre o C9 e o C10; as ligações duplas restantes tendem a começar no C12 e C15 (como no ácido linoleico e linolênico). (CAMPOS, 1980).
O ácido linoleico é o componente principal do óleo de soja (51%), (BRUICE, 2006), ele é um dieno isolado, as ligações duplas estão separadas entre si por pelo menos duas ligações simples. Elas estão isoladas e exercem pouco efeito uma sobre a outra, e, por isso, essas duplas ligações em dienos isolados assumem posições fixas, ou seja, a ressonância existente