Policarpo Quaresma
Abril/2013
Bragança-PA
• Introdução: O Triste fim de Policarpo Quaresma é um livro de Lima Barreto que trata de diversas questões sobre o Brasil no período da 1ª republica de um linguajar mais coloquial, menos rebuscado, propositadamente, almejando assim, atingir as massas com suas publicações, se divide em três partes discutindo respectivamente a questão cultural; agrícola e politica. Surgiu como um romance de folhetim em 1911, após quatro anos foi publicado devidamente como livro. O Major Policarpo Quaresma é um ufanista, tende ao nacionalismo exagerado, com ideias loucas para resgatar a identidade brasileira. Acredita que no Brasil deveria haver a Revolução Nacionalista, e busca insignificativamente memórias com um velho que não se recordava nem mesmo das canções de ninar de sua infância.
Não conformado o Major chega a sugerir que o Tupi- Guarani seja aceito como idioma oficial do Brasil, e vira motivo de piada em seu meio social. Seu nacionalismo é visto como utopia pelas pessoas, sonhos estes que o levaram à morte.
Autor:
Afonso Henriques de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922), é mais conhecido como Lima Barreto. Era filho de negros e escravos, seu pai João Henriques de Lima Barreto exercia a profissão de tipografia e participava dos monarquistas, e sua mãe Amália Augusta era professora de 1ª a 4ª série e faleceu quando Lima Barreto tinha apenas 6 anos de idade, deixando assim toda a responsabilidade para o João Henriques de criar os 4 filhos do casal. Lima Barreto iniciou um curso secundário na escola politécnica, após sua conclusão seu pai foi preso em asilo de loucos com distúrbios mentais, o autor foi obrigado a arcar com as despesas da casa, sendo assim começou a exercer a profissão de jornalista já que lia bastante e