Representação cartográfica dos dados estatísticos do Estado de Pernambuco
Cartografia temática
REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA DE INDICADORES ESTATÍSTICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
FERREIRA H, Rhuan. 2º termo, noturno.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo representar por meio de mapas temáticos alguns indicadores estatísticos populacionais e econômicos dos municípios que fazem parte do Estado de Pernambuco.
Para pesquisa foram utilizados dados da taxa de urbanização, população total e rural, PEA agropecuário e PIB dos três setores econômicos segundo dados do Censo Demográfico, 2000. Foram escolhidos tais temas devido à mudança do perfil econômico estadual nos últimos 30 anos, caracterizado por deixar de ser agrícola dando espaço aos serviços comércio e turismo.
MÉTODOS
Primeiramente foi escolhido um Estado brasileiro de forma aleatória, a partir da escolha, foram recolhidos dados estatísticos encontrados no site do IBGE os quais foram selecionados apenas cinco para serem criados mapas temáticos com as ferramentas do Philcarto e editados com o Inskscape, tais mapas são representados por modelos choropléticos, ou por densidades de pontos, ou círculos proporcionais, todos de acordo com a melhor forma de representação dos dados específicos. Tais temas foram escolhidos com a intenção do autor de relacionar os dados com a nova realidade econômica do Estado, ainda que estas informações não sejam atuais.
RESULTADOS
De acordo com a proposta foram criados a quantidade de cinco mapas temáticos sendo eles representados por cores ou símbolos por meio de dados das variações relativas em porcentagem.
O primeiro mapa a ser analisado é o da taxa de urbanização, pelo método choroplético, ordenado, donde podemos observar a Região metropolitana de Recife, constituída por cerva de quatorze municípios e responsável pela maior porcentagem populacional do estado certamente pela sua proximidade com mar e aspectos históricos de ocupação.
Taxa de urbanização. (%)
As facilidades e oportunidades que só podem ser