polica social de atençao a criança adolescente e idoso
A atuação do assistente social no âmbito educacional para reduzir a evasão escolar.
Os assistentes sociais convivem, diariamente, e desenvolvem ações necessárias que se adequem á realidade de cada núcleo familiar.
Um profissional de Serviço Social, inserido nas escolas, estará preparado para fazer a ponte entre as adversidades que possam ser levadas para o interior da escola e também estará preparado para orientar e prevenir, através de ações socioeducativas, quaisquer interferências negativas dentro do âmbito escolar.
A escola é um ambiente de diversidade com pessoas de valores e culturas diferentes. Cada aluno traz consigo uma carga de experiências próprias que vão sendo transmitidas na escola. Algumas dessas experiências podem causar problemas que interferem diretamente no rendimento desse aluno. Ou seja, cada demanda necessita de uma intervenção diferenciada.
O levantamento bibliográfico ajudou a verificar que, alguns dos problemas apresentados nas escolas, tanto de educação infantil como ensino fundamental e médio, como, por exemplo, a gravidez, o uso de drogas, violência doméstica, fome e a falta de higiene pessoal e saneamento básico, são exemplos de fatores que podem levar ao aluno a evasão escolar. Hirata (2001, p. 29), sustenta que:
A negligência se dá, quando a família ou responsáveis, pela criança ou adolescente, se omitem em prover suas necessidades físicas e emocionais. Configura-se pela falha de prestar cuidados básicos como alimentos, vestimentas, medicação, educação, além de não se preocupar em evitar que a criança sofra qualquer risco de acidente.
Muitas vezes o fato de um aluno não conseguir acompanhar o raciocínio do restante da classe, faz com que crie um sentimento de inferioridade, excluindo-se dos demais colegas, até que, em determinado momento, abandona os estudos por se sentir incapaz de aprender.
Para otimizar os resultados provenientes dos estudos feitos entre família – escola, é