POLIANA
Princípios e Métodos da Gestão Escolar - Ano 2015/2
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a)POLIANA MACHADO BALKE RGM 05310847
Atividade 1A – Vale 1 ponto
LÜCK (2000), em seu artigo: Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores, pg. 15 refere: A partir de tais pressupostos, emerge o entendimento de que professores, equipe técnico-pedagógica, funcionários, alunos, pais, comunidade, todos, não apenas fazem parte do ambiente cultural, mas o formam e constroem, pelo seu modo de agir, em vista do que, de sua interação dependem a identidade da escola na comunidade, o seu papel na mesma e os seus resultados. A mudança de consciência implica o reconhecimento desse fator pelos participantes do processo escolar, de sua compreensão do seu papel em relação ao todo, uma vez que, como lembra Peter Senge (1993, p. 29), “quando os membros de uma organização concentram-se apenas em sua função, eles não se sentem responsáveis pelos resultados.”
O texto acima nos apresenta uma concepção sobre a base da Gestão Escolar. Leia as aulas de 1 a 5 no nosso guia didático e descreva em aproximadamente 5 linhas como você imagina que deve ser a Gestão de uma unidade Escolar. Caso deseje, poderá ler o artigo na íntegra, disponível em nossos arquivos, na plataforma.
Atividade 1B – Vale 0,5 ponto
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
O texto acima nos indica que o Projeto Pedagógico é mais do que um documento e tem um objetivo de gestão na escola. Após a Leitura das aulas 3 e 4, assinale nas opções abaixo a alternativa que você considera correta. O