Polarização
Disciplina: Física Experimental
Código:
Turma:
Professor (a):
Data de Realização: 13/06/2014
Polarização da Luz
Introdução
O experimento teve como objetivo o estudo da polarização da luz utilizando o método por filtros polaróides. Também foi verificada a Lei de Malus, à intensidade da luz transmitida por estes filtros .
Objetivos
-Estudar a polarização da luz.
Fundamentos teóricos
O matemático Étienne-Louis Malus descobriu a polarização em 1809, apesar da luz polarizada já ser utilizada muito antes de sua descoberta. Acredita-se que vikings usavam a polarização do céu como auxilio ao navegar, embora não compreendessem o seu funcionamento. Malus percebeu que a intensidade da luz que passava por um cristal variava conforme girava o mesmo. Através de experimentos descobriu que essa característica não era exclusiva de cristais, mas que podia estar presente no reflexo de qualquer substância, com exceção de metais polidos. Apesar de seus esforços suas descobertas foram limitadas pela baixa qualidade dos materiais disponíveis, mas ainda assim foi capaz de desenvolver a ‘Lei de Malus’, uma importante fórmula no estudo da polarização.
Considere o caso geral no qual o eixo do segundo polarizador, ou analisador, faz um ângulo θ com o eixo de polarização do primeiro polarizador. Podemos decompor a luz linearmente polarizada, transmitida pelo primeiro polarizador em dois componentes, um paralelo e outro perpendicular ao eixo do analisador. Somente o componente paralelo, com amplitude E cos θ, será transmitido pelo analisador. A intensidade do feixe transmitido será máxima quando θ=0 e será igual a zero quando o eixo do polarizador estiver cruzado com o do analisador, ou seja, quando θ=90º. Para determinar a direção da polarização da luz transmitida pelo primeiro polarizador, gire o analisador até que a fotocélula que ficará atrás do analisador indique intensidade igual a zero;