Polarização
POLARIZAÇÃO
A Polarização é um fenômeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleção de um plano de vibração frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibração num certo objeto, este acaba deixando passar apenas aquelas perturbações que ocorrem num determinado plano.
Uma onda transversal possui seu plano de vibração perpendicular a direção de propagação, onde a vibração não assume uma direção preferencial dentro deste plano. Uma onda é dita ser polarizada, quando possui uma única direção de vibração. No caso de uma onda eletromagnética polarizada, o campo elétrico irá assumir uma única direção de vibração, e o campo magnético, perpendicular ao campo elétrico, irá vibrar também em uma única direção. São exemplos de fontes de ondas: - Polarizada: uma corda oscilando, um único elétron oscilando emitindo radiação.
- Não Polarizada: vários elétrons oscilando independentemente, emitindo radiação.
As ondas polarizadas podem ser produzidas a partir de ondas não polarizadas através de fenômenos como: absorção, espalhamento, reflexão e birrefringência.
Polarização Transversal ou por absorção: Certos materiais quando tratados apropriadamente absorvem ou deixam passar a radiação. Alguns polímeros após determinado tratamento ficam com sua estrutura alongada formando uma espécie de grade, representado na figura por linhas pontilhadas. Quando o campo elétrico não polarizado incide sobre o polarizador (ou polaróide), a componente paralela à grade polarizadora é absorvida criando uma corrente elétrica nesta, enquanto que, a componente perpendicular é totalmente transmitida por não interagir com as linhas da grade. Desta forma, uma onda eletromagnética não polarizada incidindo sobre este tipo de grade, produzirá uma onda polarizada cujo campo