polaridade
O mercado farmacêutico gera uma lucratividade satisfatória a quem queira ser um empreendedor. É um mercado altamente competitivo com uma rentabilidade muito alta, possibilitando às empresas brasileiras investir parte do seu faturamento em tecnologia industrial. Dessa forma, o mercado de trabalho para farmacêuticos torna-se extremamente promissor.
As indústrias farmacêutica, cosmética e veterinária, hoje, são alguns dos setores com melhores perspectivas em termos de mercado de trabalho. Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a demanda por profissionais em farmácias e drogarias vem aumentando dramaticamente devido à exigência legal da presença de farmacêuticos em todos os estabelecimentos, para combater fraudes de medicamentos.
A Lei dos genéricos em 2000 gerou investimentos das indústrias na produção destes medicamentos, abrindo novas vagas para farmacêuticos. Portanto, as drogarias e as farmácias também foram obrigadas pela lei a ter em seu quadro de funcionário um profissional farmacêutico, uma vez que somente o farmacêutico, em farmácias e drogarias, pode substituir o medicamento referência por outro equivalente. Portanto, a sua presença, que já era essencial nas casas especializadas, tornou-se obrigatória.
O mercado farmacêutico abre oportunidades de trabalho em áreas novas, como laboratórios de análise e pesquisa de poluição atmosférica e de tratamento de dejetos industriais, uma vez que pesquisas sobre tratamento e controle de águas para consumo humano e para uso industrial cresceram em função da maior preocupação da sociedade com o meio ambiente.
O setor de saúde pública é uma área muito carente, necessitando de grandes volumes de investimentos por parte dos governos federal, estaduais e municipais. Com os investimentos atuais, novas oportunidades para profissionais da área de farmácia surgirão. O setor de produção de medicamentos de homeopatia, tanto para uso humano como veterinário também tem