Polaridade de líquidos
Engenharia Eletrônica UTFPR – Campus Ponta Grossa.
1 Introdução
Foram realizados dois procedimentos para descobrir a polaridade de algumas substâncias: o primeiro verificando a ação de um campo elétrico nas substâncias e o segundo analisando a reação de outras substâncias com solventes polares e apolares.
2 Materiais
3 buretas de 50ml
3 suportes com garra
3 tubos de ensaio espátula bastão de vidro béquer de 100ml estante para tubos de ensaio conta gotas óleo comestível água destilada álcool hexano iodo 3 Métodos
3.1 Para verificar a ação do campo elétrico nas substâncias as buretas foram colocadas no suporte com um béquer sob cada uma delas. Na primeira foram colocados 25ml de água, em outra 25 ml de álcool e na terceira 25ml de hexano. Abriu-se a torneira da bureta deixando escorrer um fio do líquido contido e foi aproximado um bastão de vidro atritado (com carga). Esse procedimento foi feito para cada uma das buretas.
3.2 Para análise de reação com solventes polares e apolares foram numerados três tubos de ensaio. Com o auxílio da pipeta foi colocado água no primeiro tubo de ensaio, álcool no segundo e hexano no terceiro. Com o conta gotas foram colocadas 3 gotas de óleo de cozinha em cada tubo de ensaio. O mesmo procedimento foi repetido trocando o óleo por cloreto de sódio e depois por iodo.
4 Resultados e discussão
4.1 Ao aproximar um campo elétrico (bastão de vidro atritado) da água e do álcool verificou-se que houve desvio na sua rota, ao contrário do hexano, que mesmo na presença de um campo elétrico não alterou sua rota.
Apenas moléculas polares são afetadas por campos elétricos, por ter cargas positivas e negativas definidas. As apolares não se manifestam na presença de outras cargas.
4.2 Ao adicionar óleo comestível nos tubos de ensaio 1, 2 e 3 há apenas a dissolução no tubo 3 (hexano). Fazendo o mesmo com o NaCl observou-se que ele se